17/02/2012

Eleições 2012



Em 2012 o estado obrigará milhões de brasileiros a saírem de casa e pegarem filas para votar e colocar ladrões no governo das cidades. Esse ato é ironicamente chamado de democracia.

Como todos os anos eleitorais a expectativa é que esse ano nas eleições tenha muita corrupção e desperdício de dinheiro publico. Isso é normal, afinal ter milhares de cartazes, bandeiras, carros de som, papeis e panfletos com números e fotos simpáticas dos candidatos é essencial, pois ganha voto o candidato mais simpático nas fotos e quem estiver mais popular. 

O povão sempre vota no que paga melhor pelo voto ou no que esta ganhando a competição (vulgo corrida eleitoral). Uma estratégia para os eleitores é ficar por dentro das noticias que sai das pesquisas Ibope, isso facilita para saber em quem apostar em outubro. 

Sempre tem também aquelas pessoas que acredita na demoniocracia democracia brasileira. Esses discutem nas calçadas quem rouba menos trabalhará mais pelo povo. Convencem-se em quem votar assistindo a tortura gratuita propaganda eleitoral. Tais pessoas acreditam na democracia ao ponto de acharem que seu voto faz realmente a diferença e que estão mudando o país indo um dia a cada dois anos para votar. 

Cresce também a oferta de emprego temporário, pois nessa época do ano os candidatos precisam de pessoas dispostas a balançar bandeiras e distribuir panfletos nas ruas. Tais panfletos em quase todos os casos não informam as propostas dos candidatos (afinal essa não é a intenção da disputa) apenas ensinam que numero digitar na urna eletrônica no dia da eleição. 



Durante a disputa temos também verdadeiros espetáculos chamados comícios. Nesses comícios os candidatos se dedicam em mostrar toda sua simpatia e simplicidade ao povo (é a única época do ano que "políticos" são vistos com frequência junto do povo) e de acusar o candidato adversário de corrupto. Comícios é uma verdadeira festa, quanto maior o comício mais influente é no voto das pessoas (como eu já disse, as pessoas votam no candidato que mais tem intenções de voto). As musicas tocadas nesses comícios são sempre parodias de outras musicas famosas. Essas paródias não falam muita coisa, apenas repetem exaustivamente no nome do candidato e o numero do partido.

A venda de voto acontece sempre. Eu quando tirei meu titulo de retardado eleitor pensei logo em conseguir grana e na primeira eleição que participei consegui muita grana, isso porque eu vendi meu voto a vários vereadores. Voto em Apuiarés, interior do Ceará, hoje em dia não vendo mais meu voto.
No interior vender voto é muito comum. Alias votar sempre é mais emocionante no interior, o candidato não tem partidos e sim gangues. Pessoas chegam a brigar por seus  coronéis candidatos. No interior o coronelismo existe é quase da mesma forma que na primeira republica no inicio do século passado.

No mesmo dia da eleição sai o resultado na maioria das cidades brasileiras. Sempre ha uma grande comemoração dos vencedores da disputa e da legião de apostadores eleitores que neles votaram. Apos as eleições as pessoas esquecem a politica e o espirito democrático. Esquecem que elas que colocaram pessoas no poder e voltam a reclamar que o governo brasileiro em geral é uma merda.




Isqueiro: eu vendia meu voto

Um comentário:

  1. O malandro bota a cara
    Num santinho colorido
    É promessa que não pára
    Depois se faz esquecido
    E nem bem ganhou de novo
    Começa a enganar o povo
    Com safadeza medonha
    Logo se transforma em rato
    E o povo é quem paga o pato
    Do político sem vergonha!
    (O POVO É QUEM PAGA O PATO
    DO POLÍTICO SEM VERGONHA!
    Poesia de Merlânio Maia)

    ResponderExcluir