16/02/2012

Marcha Das Vagabundas (SlutWalk)

Marcha das Vagabundas?

Essa ideia de sair pelas ruas com roupas provocantes em luta contra o machismo veio de longe... Tudo começou no Canadá. Em janeiro de 2011 ocorreram diversos casos de abuso sexual na Universidade de Toronto. Então, um policial chamado Michael Sanguinetti defecou falou que "as mulheres evitassem se vestirem como putas, para não serem vítimas". Esse comentário infeliz causou revolta de muitos canadenses e  levou 3000 pessoas às ruas de Toronto para protestar contra o machismo no dia 3 de abril de 2011, esse foi o primeiro SlutWalk (a tal marcha das vadias). O SlutWalk então ganha o mundo no mesmo ano:

   SlutWalk em Toronto

SlutWalk em Boston

 SlutWalk em Londres

Marcha das Putas em Portugal

Marcha de las Putas na Argentina
No Brasil

Em diversos estados brasileiros também tiveram a Marcha das Vadias:

 
 São Paulo

Recife
 Brasília
Em Fortaleza

Participei da primeira marcha das vagabundas em Fortaleza. A Marcha foi o evento de encerramento da semana dos malditos na UECE. Pessoas com cartazes com dizeres de impacto e gritos de guerra mais impactante ainda foi o que vi nesse dia. A marcha começou no bairro de Fátima, na UECE, passou pelo C.H e pela Faculdade de Direito da UFC, foi também pela praça do Ferreira e terminou na praça dos mártires (uma longa caminhada).
Por mais séria que tenha sido objetivo da marcha, para mim foi um tanto divertido (um tanto nada, foi muito divertido). Foi exitante, num sei se é porque acho é muito exitante protestar e lutar pelos direitos de todos ou se era os "gritos de guerra". O importante foi que a marcha chamou mesmo a atenção e teria sido maior se a galera que diz tinha intenção de ir fosse realmente.

Marcha Das Vagabundas em Fortaleza

Nesse ano o evento vai acontecer novamente: 2ª Marcha das Vagabundas 

Isqueiro:  Michael Sanguinetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário